Modelo atômico (Rutherford)⚛️
Base de seu modelo
A construção do modelo de Rutherford iniciou-se a partir do estudo das propriedades dos raios X e das emissões radioativas, culminando na utilização de radiação sobre um artefato inerte, isto é, que não reage facilmente.
Modelo de Rutherford
O modelo de Rutherford, também chamado de modelo do sistema solar, foi o terceiro na história da Atomística. foi considerado o modelo que estimulou toda a evolução do conhecimento sobre o constituidor da matéria, o átomo.
Modelo atômico
São os aspectos estruturais dos átomos que foram apresentados por cientistas na tentativa de compreender melhor o átomo e a sua composição.
Tipos de carga elétrica
Quem inicialmente observou a repulsão causada por cargas elétricas iguais foi Otto Von Guericke, mas foi em meados de 1730, que o francês Charles DuFay, através de estudos e experimentos realizados, pôde demonstrar a existência de atração e repulsão entre as cargas elétricas.
• Cargas elétricas positivas se repelem.
• Cargas elétricas negativas se repelem.
• Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.
Conceitos desse modelo
- Segundo esse modelo, o átomo possui duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
- O núcleo é a região central do átomo, na qual se encontram os prótons e os nêutrons; a eletrosfera é a região mais externa do átomo, na qual se encontram os elétrons.
Acesse a imagem em tamanho real pelo link:
https://padlet.com/manuelavianna130513/5164m9ovf9wv2ho5
Comentários
Postar um comentário